O livro didático <em>História do Brasil</em> e a História a ser ensinada de Borges Hermida (1942-1971)

Autores

  • Diogo dos Santos Brauna PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7436

Resumo

Este artigo investigou o livro didático intitulado História do Brasil, do autor Antônio José Borges Hermida, durante o período de 1942 a 1971. O objetivo central foi entender quais concepções de História e de ensino de História foram veiculadas pelo autor e sua obra. Uma das contribuições apresentadas foi o papel desempenhado pelas editoras na veiculação de padrões específicos de História ensinada. Para a análise do livro e da documentação editorial foram fundamentais os trabalhos de Chartier (1988), Munakata (1997) e Bittencourt (1993).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

BRAUNA, D. dos S. O livro didático <em>História do Brasil</em> e a História a ser ensinada de Borges Hermida (1942-1971). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 132–144, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7436. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/7436. Acesso em: 29 mar. 2024.