A avaliação do aluno surdo no ensino regular

Autores

  • Cristiane Viana de Oliveira UEMS
  • Francimar Batista Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vera Lucia Gomes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i19.6991

Resumo

A presente pesquisa teve como interesse principal, entender as diferentes formas que o aluno surdo pode ser avaliado no ensino regular. A metodologia utilizada foi a bibliográfica utilizando autores como ANACHE (2012), LIMA (2008) e LOPES (2014). Sabemos que a avaliação pedagógica sempre foi tema de inúmeras discussões e pesquisas. Ao falarmos em avaliação de alunos com Surdez, então, o problema torna-se mais complicado e preocupante. Contudo, discutir a avaliação como um processo mais complexo diante do grande número de alunos que se enquadram no fracasso escolar, dos mecanismos que o constituem e das possibilidades de diminuir o processo de exclusão causado por ela, torna-se fundamental para possibilitarmos o acesso e a permanência com sucesso dos alunos com deficiência na escola. Abordaremos autores como QUADROS (2006) que ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais e do tradutor intérprete no aprendizado do aluno surdo, tendo como foco principal compreender as estratégias utilizadas atualmente para se avaliar um aluno surdo e MANTOAN (2003) que aborda sucesso da aprendizagem.

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Publicado

2017-04-02

Como Citar

OLIVEIRA, C. V. de; SILVA, F. B.; GOMES, V. L. A avaliação do aluno surdo no ensino regular. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 19, p. 71–80, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i19.6991. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/6991. Acesso em: 19 abr. 2024.