UM DIÁLOGO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO SIGNIFICADOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA CONSTRUÇÃO DO QUADRO NUMÉRICO

Autores

  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Federal da Grande Dourados
  • Nelem Orlovski
  • Laynara dos Reis Santos Zontini

Resumo

Neste artigo expomos interpretações-compreensões sobrea Alfabetização Matemática e o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) a partir da construção de um recurso didático: o quadro numérico. Dialogamos com pesquisadores que estudam temas como alfabetização matemática, materiais manipulativos e SND e nos lançamos numa discussão que se dirige à formação de professores dos anos iniciais, buscando explicitar uma situação de ensino em que a própria matemática pode ser utilizada como contexto de diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

MOCROSKY, L. F.; ORLOVSKI, N.; ZONTINI, L. dos R. S. UM DIÁLOGO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO SIGNIFICADOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA CONSTRUÇÃO DO QUADRO NUMÉRICO. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 164–176, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5900. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua