A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade

Autores

  • Raquel Alexandra Pereira da Silva
  • Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino exploratório da matemática. Discussão matemática. Subtração na reta numérica.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do último ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação centra-se na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, e teve como objetivo analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. O artigo foca-se na análise da forma como a professora estagiária selecionou e sequenciou as resoluções dos alunos de uma tarefa envolvendo a subtração com o suporte da reta numérica. Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido usadas a observação participante e a análise documental como técnicas de recolha de dados. A investigação permitiu concluir que (i) as discussões no ensino exploratório da matemática foram cuidadosa e intencionalmente orientadas pela professora estagiária, a qual selecionou as resoluções que permitissem esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a permitir que todos compreendessem o que era discutido, e (ii) essa fase conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos foram levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, G. Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press, 1990.

ANGHILERI, J. Scaffolding practices that enhance mathematics learning. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 9, p. 33-52.

BISHOP, A.; GOFFREE, F. Classroom organization and dynamics. In: CHRISTIANSEN, B.; Howson, A. G.; Otte, M. (Eds.). Perspectives on mathematics education. Dordrecht: D. Reidel, 1986. p. 309-365.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In: CANAVARRO, P., SANTOS, L., BOAVIDA, A., OLIVEIRA, H., MENEZES, L., & CARREIRA, S. (Orgs.), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática. Portalegre: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2012. p. 255-266

CENGIZ, N.; KLINE, K.; GRANT, T. Extending students’ mathematical thinking during whole-group discussions. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 14, p. 355–374, 2011.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction: Entering the field of qualitative research. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). Handbook of qualitative research. Newburry Park: Sage, 1994. p. 1-17.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986.

FIRESTONE, W. A. Meaning in method: The rhetoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, n. 16, p. 16-21, 1987.

MENEZES, L.; OLIVEIRA, H.; CANAVARRO, A. P. Descrevendo as práticas de ensino exploratório da matemática: o caso da professora Fernanda. In: Atas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática. Montevideu: CIBEM, 2013. p. 5795-5803.

MERRIAM, S. Case study research in education: A qualitative approach. São Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1991.

NATHAN, M. J.; KNUTH, E. J. A study of whole classroom mathematical discourse and teacher change. Cognition and Instruction, n. 21, p. 175-207, 2003.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Princípios e normas para a Matemática escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2007.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, n. XXII, p. 29-53, 2013.

PATTON, M. Qualitative research & evaluation methods. Thousand Oaks: Sage, 2002.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GRUPO DE TRABALHO SOBRE INVESTIGAÇÃO (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 11-34.

PONTE, J. P. Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 21, p. 13-30, 2010.

PONTE; J.P.; MATA-PEREIRA, J.; QUARESMA, M. Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, n. 22, 55-82, 2013.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; BRANCO, N. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Avances de Investigación en Educación Matemática, n. 1, p. 65-86, 2012.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, M. L. Didáctica da Matemática do 1.º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

RONIS, D. L. Problem-based learning for math & science: integrating inquiry and the Internet. Thousand Oaks: Corwin Press, 2008.

SILVESTRE, A. I.; PONTE, J. P. Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória. Interacções, n. 20, p. 70-97, 2012.

SOUSA, A. B. Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

SOUSA, M. J.; BAPTISTA, C. S. Como fazer Investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor, 2011.

STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, n. 3, p. 268-275, 1998.

STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to better incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, n. 10, p. 313-340, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

SILVA, R. A. P. da; RODRIGUES, M. M. A. T. A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 114–131, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5790. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL