Re-tra-tos de crianças: experiências e de-formações do pensamento em cena

Autores

  • Bruno Moreno Francisco
  • Cláudia Regina Flores

Palavras-chave:

Experiência. Imagem. Visualidade. Cubismo. Subjetividade. Educação Matemática.

Resumo

Neste artigo discutimos uma experiência produzida com crianças, em espaços performáticos, envolvendo arte, cubismo e matemática. A partir de uma oficina-dispositivo constituída por fotografias delas mesmas e pinturas cubistas de retratos, as crianças experimentaram um processo inventivo de montagem, desmontagem e reconstrução da sua própria imagem. O desconforto, a des-normatização, o estranhamento, a desorganização são alguns dos enunciados que reverberaram e que co-emergem num modo de pensar cubista. Os dados foram produzidos num movimento processual que se configura, em parte, nesta forma-ensaio-artigo. Assim, performances que liberam a educação matemática não só para uma contingência de saberes, mas também para uma experiência do pensamento.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

FRANCISCO, B. M.; FLORES, C. R. Re-tra-tos de crianças: experiências e de-formações do pensamento em cena. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 65–80, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5787. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL