O livro didático e a implementação da Lei. N. 10639/03 no ensino de história

Jaciene Florentino do Nascimento, Janaína Guimarães da Fonseca e Silva, Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Resumo


A implementação da Lei n. 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar. Tomando como base o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira, este texto examina o (s) uso (s) do livro didático, no caso a Coleção Conexões com a história, na disciplina de História em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do município de Petrolina-PE e a inserção de temas relacionados à contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira.

Palavras-chave


Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Lei n. 10.639/03. Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

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