La sección de párvulos en la escuela primaria mexiquense 1881-1897

Elida Lucila Campos Alba

Resumo


O artigo aborda inicialmente a discussão existente entre a idade ideal de escolaridade para as crianças, bem como a relevância da divisão elementar em seções. Ele então descreve o processo de implementação da seção de crianças em escolas de ensino fundamental no estado do México em 1881 e a cultura de escola que se desenvolveu nestas até 1897, apresentando aspectos desta primeira tentativa de espaço de educação pré-escolar da escola e a organização interna de classes, horários, currículos e a transformação dada por professores concluir que a criação da seção de berçário nas escolas primárias de estado enquanto por um lado isso marcou o início da tendência de proporcionar educação para crianças menores de seis anos, na prática só constituía uma forma de organização interna da escola primária a menos que sua implementação envolveu uma forma de representação de infância diferente ou uma mudança pedagógica.

Palavras-chave


Graduação escola. Currículo pré-escolar. Educação pré-escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


COLECCIÓN DE DECRETOS DEL CONGRESO DEL ESTADO DE MÉXICO.

Tomo XXI. Gobierno del Estado de México, GEM .150 años de la educación del Estado de México. México, Gobierno del Estado de México, 1974.

GONZÁLEZ NAVARRO, Moisés. La vida social. En: COSÍO VILLEGAS, Daniel. Historia moderna de México. El porfiriato, Editorial Hermes, México, 1957.

LÓPEZ CATALÁN, Julián. El arte de educar. Curso completo de pedagogía teórico práctica aplicada a las escuelas de párvulos. Tomo I. J. Bastinos e hijos, Barcelona España, 1864.

_______ El arte de educar. Curso completo de pedagogía teórico práctica aplicada a las escuelas de párvulos. Tomo III. J. Bastinos e hijos, Barcelona España, 1873.

MOLERO PINTADO, Antonio. Bases para una historia de la educación infantil en España: la figura de Eugenio Bartolomé y Mingo. Universidad de Alcalá, España, 1999.

RAMÍREZ GONZÁLEZ, Alberto (2008) La infancia en el distrito de Toluca, Estado de México, durante el siglo XIX. En: PADILLA, Antonio et al. La infancia en los ciclos XIX y XX. Discursos e imágenes, espacios y prácticas. Casa Juan Pablos-Universidad Autónoma de Morelos, México, 2008.

ZIMBRÓN, Antonio. Memoria presentada a la H. Legislatura del Estado por el Gobernador interino, Tipografía de Instituto Literario, Toluca, México, (1872).




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.