Modelos de formação do professor de educação especial: estratégias de consolidação da política educacional

Autores

  • Kamile Vaz
  • Rosalba Maria Cardoso Garcia Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Professor de Educação Especial. Política educacional. Formação docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo sobre o professor de Educação Especial, mais especificamente, os modelos de formação em meio às políticas educacionais do início do século XXI. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a análise de documentos oficiais elaborados no período entre 2001 e 2011 que expressam a política de Educação Especial na perspectiva inclusiva e da produção acadêmica do campo específico. Ressaltamos, a partir disso, três modelos de professor apreendidos na análise da formação: o professor generalista, o professor especialista e o professor do Atendimento Educacional Especializado. Essa diferenciação é mais um elemento para a discussão sobre a reconversão docente e a divisão do trabalho dentro das escolas, considerando-se a Educação Especial como constituinte das políticas educacionais para a Educação Básica.

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Biografia do Autor

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2016-03-23

Como Citar

VAZ, K.; GARCIA, R. M. C. Modelos de formação do professor de educação especial: estratégias de consolidação da política educacional. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 47–59, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores

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