Jules Michelet: um olhar sobre a mãe no papel de formação da criança

Autores

  • Terezinha Oliveira UEM
  • Jacqueline Nunes Pereira UFGD

Palavras-chave:

Educação. Michelet. Mulher. Criança.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a abordagem de Jules Michelet sobre o papel da mulher na formação da criança no século XIX. Nossas considerações se pautarão em duas de suas obras, A Mulher e o Povo. Segundo o autor, a mulher como educadora é responsável pela formação da sociedade, uma vez que é a base da família que, por seu turno, é a base da pátria. Procuraremos identificar qual o papel que a mulher desempenha no processo de educação para com os seus filhos bem como ela é vista pelo autor no século XIX. Para Michelet, a educação está centrada nas mãos da mulher e ela é a responsável pela formação da próxima geração. Por fim, serão apresentados aspectos que nos reportem a uma analise histórica que permita refletir sobre o caminho que estamos trilhando quando se refere a educação das crianças, na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MICHELET, J. O povo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. História da Revolução Francesa: da queda da Bastilha à Festa da Federação. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

__________. A mulher. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PEREIRA, J.S.N. O papel educacional da mulher e do povo em michelet: um projeto político de nação. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 2007.

Downloads

Publicado

2016-01-20

Como Citar

OLIVEIRA, T.; PEREIRA, J. N. Jules Michelet: um olhar sobre a mãe no papel de formação da criança. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 118–127, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4715. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua