Justiça social: desafio para a formação de professores

Tatiana Pinheiro de Assis Pontes

Resumo


A obra Justiça social: Desafio para a formação de professores, organizada pelos autores Júlio Emílio Diniz-Pereira, surgiu após a submissão e a apresentação em duas mesas redondas de trabalhos sobre o tema formação de professores para a justiça social. O livro é composto por cinco capítulos e todos estão baseados em resultados de pesquisas sobre o tema da formação de professores para a justiça social. Há pluralidade metodológica na apresentação desses estudos. Tem desde pesquisas que discutem a produção acadêmica sobre a temática até investigações que utilizam metodologias ainda pouco conhecidas e difundidas no Brasil. Existe também pesquisa que combina instrumentos quantitativos e qualitativos de pesquisa em Educação e estudos de caráter historiográfico. Essa leitura é destinada a todos os “envolvidos com a formação de professores e que acreditam na possibilidade da construção de um mundo mais justo, mais humano, fraterno e solidário, livre de discriminações e ecologicamente sustentável”. Os autores elucidam que, embora seja imprescindível, a formação docente não será a solução para todas as injustiças presentes no mundo atual, porém, acreditam que ela não pode se furtar em dar a sua contribuição nesse sentido. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. É doutor em Educação, mais especificamente, em Sociologia do Currículo e Formação Docente, no Departamento de Currículo e Ensino, da Universidade de Wisconsin (Madison, Estados Unidos).  Professor titular do Departamento de Currículo e Ensino da Universidade de Wisconsin (Madison, Estados Unidos).

Palavras-chave


Justiça Social. Formação de Professores. Escola Pública.

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Referências


DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. Justiça social: desafio para a formação de professores. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.




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