Relações de gênero e livro didático de história: uma abordagem possível?

Jackson James Debona, Renilson Rosa Ribeiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca de um exemplar da coleção “História Sociedade & Cidadania”, livro didático de história do Ensino Fundamental – utilizado neste trabalho como fonte – do autor Alfredo Boulos Júnior no que tange a forma pela qual são abordadas as relações de gênero, considerando-se o livro didático como um importante veículo portador de um sistema de valores de uma cultura e instrumento de trabalho significativo para os professores. A metodologia utilizada consiste no exame material da fonte selecionada, abordando duas seções que integram regularmente as unidades de conteúdo, bem como pesquisa bibliográfica utilizando textos que discutem questões diversas com relação ao temário Gênero, Feminismo e História. Ao mapear as fontes, concluiu-se que as questões ligadas à abordagem de gênero foram silenciadas nos textos examinados.

Palavras-chave


Gênero. Livro didático. História.

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