Um estudo da relação entre a adequação na formação docente e o desempenho escolar no ensino médio regular

Autores

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco
  • Dalson Britto Figueiredo Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Enivaldo Carvalho da Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Emanoel de Oliveira Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Formação docente. Desempenho escolar. Ensino médio. Enem.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o desempenho escolar no ensino médio regular e o indicador de adequação na formação docente, que compreende a associação entre a formação acadêmica do professor e a disciplina por ele lecionada. Esta pesquisa reitera o frequente debate sobre o problema da falta de professores nas escolas públicas, bem como a constante alocação de docentes em disciplinas diferentes de sua formação acadêmica na licenciatura, verificando a implicação dessa distribuição irregular dos professores sobre o resultado da aprendizagem do aluno. A partir desses problemas, procura-se identificar, através de dados concretos, como essa alocação ocorre no país, nas diferentes redes de ensino, e as consequências dessa prática no desempenho apresentado pelos estudantes. A metodologia aplicada foi a análise quantitativa de dados secundários oficiais. A conclusão orienta que a política de adequação entre a formação docente e a disciplina ministrada produz resultados positivos sobre a proficiência dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Professor do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE.

Dalson Britto Figueiredo Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política; Professor do Departamento de Ciência Política da UFPE.

Enivaldo Carvalho da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Departamento de Ciência Política da UFPE.

Lucas Emanoel de Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Ciência Política na UFPE.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

CORBUCCI, Paulo Roberto. Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do estado ao projeto de reforma. Educação e Sociedade, Campinas, Unicamp, v. 25, n. 88, out. 2004.

COSTA, Gilvan Luiz Machado; OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente no Ensino Médio no Brasil: sujeitos e condições singulares. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO José Marcelino Rezende; CORBUCCI, Paulo Roberto (Orgs.) Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação. Brasília: IPEA, 2011.

MATOS, Mauricio dos Santos. et. al. O impacto do programa de inclusão social da USP no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, dez. 2012.

PIERI, Renan Gomes; SANTOS, Alexandre André. Uma proposta para o Índice de Infraestrutura Escolar e o Índice de Formação de Professores. Brasília: INEP, 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-20

Como Citar

CARMO, E. F.; FIGUEIREDO FILHO, D. B.; ROCHA, E. C. da; SILVA, L. E. de O. Um estudo da relação entre a adequação na formação docente e o desempenho escolar no ensino médio regular. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 24–37, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4054. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)