Um estudo da relação entre a adequação na formação docente e o desempenho escolar no ensino médio regular

Erinaldo Ferreira Carmo, Dalson Britto Figueiredo Filho, Enivaldo Carvalho da Rocha, Lucas Emanoel de Oliveira Silva

Resumo


Este artigo analisa a relação entre o desempenho escolar no ensino médio regular e o indicador de adequação na formação docente, que compreende a associação entre a formação acadêmica do professor e a disciplina por ele lecionada. Esta pesquisa reitera o frequente debate sobre o problema da falta de professores nas escolas públicas, bem como a constante alocação de docentes em disciplinas diferentes de sua formação acadêmica na licenciatura, verificando a implicação dessa distribuição irregular dos professores sobre o resultado da aprendizagem do aluno. A partir desses problemas, procura-se identificar, através de dados concretos, como essa alocação ocorre no país, nas diferentes redes de ensino, e as consequências dessa prática no desempenho apresentado pelos estudantes. A metodologia aplicada foi a análise quantitativa de dados secundários oficiais. A conclusão orienta que a política de adequação entre a formação docente e a disciplina ministrada produz resultados positivos sobre a proficiência dos estudantes.

Palavras-chave


Formação docente. Desempenho escolar. Ensino médio. Enem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

CORBUCCI, Paulo Roberto. Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do estado ao projeto de reforma. Educação e Sociedade, Campinas, Unicamp, v. 25, n. 88, out. 2004.

COSTA, Gilvan Luiz Machado; OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente no Ensino Médio no Brasil: sujeitos e condições singulares. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO José Marcelino Rezende; CORBUCCI, Paulo Roberto (Orgs.) Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação. Brasília: IPEA, 2011.

MATOS, Mauricio dos Santos. et. al. O impacto do programa de inclusão social da USP no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, dez. 2012.

PIERI, Renan Gomes; SANTOS, Alexandre André. Uma proposta para o Índice de Infraestrutura Escolar e o Índice de Formação de Professores. Brasília: INEP, 2014.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.