Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados

Autores

  • Morgana de Fátima Agostini Martins UFGD
  • Aline Maira Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hellen Cristiey Batista de Melo UFGD

Palavras-chave:

Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivos conhecer e discutir alguns aspectos quanto à formação inicial e continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) do Município de Dourados- MS. Esta investigação integrou o Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional (ONEESP) sobre as SRMs nas escolas comuns. Serão apresentados dados obtidos por meio do formulário de caracterização preenchido pelos professores do município em questão. Discute-se essa formação ressaltando as dificuldades, anseios e necessidades dos profissionais em atuação no atendimento do público alvo da Educação Especial. Considera-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, como o modelo de serviço oferecido a toda a demanda da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Aline Maira Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

MARTINS, M. de F. A.; SILVA, A. M.; DE MELO, H. C. B. Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 96–108, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3781. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores