Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa

Autores

  • Elizabete Xavier Gomes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Palavras-chave:

Espaço público da educação. Investigar em educação, Escola básica.

Resumo

Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Mariana Gaio. Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias. Tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos. Caparica: UIED, 2010.

ALVES, Mariana Gaio, e Nair Rios Azevedo. Investigar em Educação. Desafios da construção do conhecimento e da formação dos investigadores num campo multireferenciado. Montagem por Mariana Gaio Alves e Nair Rios Azevedo. Monte da Caparica: UIED, 2010.

ANTUNES, Fátima. “Globalização e individualização: educação ao longo da vida entre a economia do conhecimento e a coesão social.” In A nova ordem educacional, de Fátima Antunes, 133-175. Coimbra: Almedina, 2008.

BARROSO, João. "O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local". In.: A Regulação das políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores de J. Barroso (Ed.). Lisboa: Educa, 2006

BIESTA, Gert J. J. Beyond Learning. Democratic Education for a Human Future. Boulder, London: Paradigm Publishers, 2006.

DAVIS, Brent. Inventions of Teaching. A Genealogy. New York/London: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

FERREIRA, Fernado Ilídio. O estudo do local em educação. Dinâmicas socio-educativas em Paredes de Coura. Dissertação de Doutoramento. Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga: sem publicação, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: www.bibliotecadigitalpaulofreire.com, 1996.

GHIGLIONE, Rodolphe, e Benjamin Matalon. O Inquérito. Oeiras: Celta, 1997.

GOMES, Elisabete Xavier. “Children's educational processes in contemporary cities: preliminary findings and insights from a case study developed in Lisbon.” European Educational Research Journal (Symposium Journals http://www.wwwords.co.uk/eerj/content/pdfs/8/issue8_2.asp) 8 (2)(2009): 311-325.

______. Perspectivar as cidades como «espaços públicos de educação» de crianças. Dissertação apresentada para obtenção do grau de doutor em ciências da educação na especialidade de educação e desenvolvimento à Universidade Nova de Lisboa. Monte da Caparica: http://run.unl.pt/handle/10362/7779, 2011.

KOHAN, Walter O. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAVE, Jean, e Etienne Wenger. Situated Learning. Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LINGARD, Bob & Jeny Ozga. Introduction: reading education policy and politics. In.: B. Lingard & J. Ozga (Eds.) The RoutledgeFalmer Reader in Education Policy and Politics, 1-8. London: Routledge, 2007

LOPES, João Teixeira. Andante, andante: tempo para andar e descobrir o espaço público. Sociologia (Faculdade de Letras-UP), 2007/2008: 69-80.

______. Da democratização à democracia cultural. Porto: Profedições, 2007.

MOSS, Peter, e Pat Petrie. From Children´s Services to Children's Spaces. Public Policy, Children and Childhood. 4ª ed., 2002 1ª. London and New York: Routledge Falmer, 2006.

NÓVOA, António. Evidentemente. Histórias da Educação. Porto: Asa, 2005.

NÓVOA, António. “O espaço público da educação: imagens, narrativas, dilemas.” In Espaços de educação tempos de formação. Textos da Conferência Internacional, de AAVV, Lisboa: Fundação Calouste

Gulbenkian, 2002. p.237-263.

______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo. Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal. Lisboa: Educa, 2003.

STAKE, Robert. A arte do estudo de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

TRILLA Bernet, Jaume. Introduction. In.: The Educating City. I CONGRÉS

INTERNACIONAL DE CIUTATS EDUCADORES, 13-21. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

GOMES, E. X. Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 103–119, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3651. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE