Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa

Elizabete Xavier Gomes

Resumo


Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.

Palavras-chave


Espaço público da educação. Investigar em educação, Escola básica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Mariana Gaio. Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias. Tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos. Caparica: UIED, 2010.

ALVES, Mariana Gaio, e Nair Rios Azevedo. Investigar em Educação. Desafios da construção do conhecimento e da formação dos investigadores num campo multireferenciado. Montagem por Mariana Gaio Alves e Nair Rios Azevedo. Monte da Caparica: UIED, 2010.

ANTUNES, Fátima. “Globalização e individualização: educação ao longo da vida entre a economia do conhecimento e a coesão social.” In A nova ordem educacional, de Fátima Antunes, 133-175. Coimbra: Almedina, 2008.

BARROSO, João. "O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local". In.: A Regulação das políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores de J. Barroso (Ed.). Lisboa: Educa, 2006

BIESTA, Gert J. J. Beyond Learning. Democratic Education for a Human Future. Boulder, London: Paradigm Publishers, 2006.

DAVIS, Brent. Inventions of Teaching. A Genealogy. New York/London: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

FERREIRA, Fernado Ilídio. O estudo do local em educação. Dinâmicas socio-educativas em Paredes de Coura. Dissertação de Doutoramento. Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga: sem publicação, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: www.bibliotecadigitalpaulofreire.com, 1996.

GHIGLIONE, Rodolphe, e Benjamin Matalon. O Inquérito. Oeiras: Celta, 1997.

GOMES, Elisabete Xavier. “Children's educational processes in contemporary cities: preliminary findings and insights from a case study developed in Lisbon.” European Educational Research Journal (Symposium Journals http://www.wwwords.co.uk/eerj/content/pdfs/8/issue8_2.asp) 8 (2)(2009): 311-325.

______. Perspectivar as cidades como «espaços públicos de educação» de crianças. Dissertação apresentada para obtenção do grau de doutor em ciências da educação na especialidade de educação e desenvolvimento à Universidade Nova de Lisboa. Monte da Caparica: http://run.unl.pt/handle/10362/7779, 2011.

KOHAN, Walter O. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAVE, Jean, e Etienne Wenger. Situated Learning. Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LINGARD, Bob & Jeny Ozga. Introduction: reading education policy and politics. In.: B. Lingard & J. Ozga (Eds.) The RoutledgeFalmer Reader in Education Policy and Politics, 1-8. London: Routledge, 2007

LOPES, João Teixeira. Andante, andante: tempo para andar e descobrir o espaço público. Sociologia (Faculdade de Letras-UP), 2007/2008: 69-80.

______. Da democratização à democracia cultural. Porto: Profedições, 2007.

MOSS, Peter, e Pat Petrie. From Children´s Services to Children's Spaces. Public Policy, Children and Childhood. 4ª ed., 2002 1ª. London and New York: Routledge Falmer, 2006.

NÓVOA, António. Evidentemente. Histórias da Educação. Porto: Asa, 2005.

NÓVOA, António. “O espaço público da educação: imagens, narrativas, dilemas.” In Espaços de educação tempos de formação. Textos da Conferência Internacional, de AAVV, Lisboa: Fundação Calouste

Gulbenkian, 2002. p.237-263.

______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo. Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal. Lisboa: Educa, 2003.

STAKE, Robert. A arte do estudo de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

TRILLA Bernet, Jaume. Introduction. In.: The Educating City. I CONGRÉS

INTERNACIONAL DE CIUTATS EDUCADORES, 13-21. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.