EDITORIAL - DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARTICULARIDADES NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL

Giselle Cristina Martins Real

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, F. C.de M. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007. (Tese de doutorado). Disponível em: http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/0310240_07_pretextual.pdf Acesso em: 8 maio. 2014.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, set./dez., p. 1105-1126, 2004.

http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: maio de 2010.

OLIVEIRA, R. P. de; SOUSA, S. M. Z. L.; ALAVARSE, O.M. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o IDEB como mecanismo de monitoramento. In: FREITAS, D.N.T.; REAL, G.C.M. (Orgs.). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados: Ed. UFGD, 2011, p. 13 –23.

ROCHA, L. F. M.; BARUFFI, A. M. Z. Formação continuada de professores:

programas do MEC em redes escolares municipais. In: FREITAS, D.N.T.; REAL, G.C.M. (Orgs.). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados: Ed. UFGD, 2011, p. 247 – 295.

VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Gestão educacional e resultados do Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearenses. In: FREITAS, D.N.T.; REAL, G.C.M. (Orgs.). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados: Ed. UFGD, 2011, p. 107 – 123.

VIEGAS, E. R. dos S. Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados/MS. Dourados, MS: UFGD, 2014 (Dissertação de Mestrado).




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.