Notas historiográficas sobre instituições escolares no sul de Mato Grosso: (1940-1970)

Autores

  • Maria do Carmo Brazil Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Gomes Mancini Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Fronteira. Educação e colônias agrícolas nacionais. Escola agrícola e igreja.

Resumo

Este trabalho se vincula ao conjunto de esforços acadêmicos empreendidos, desde os anos de 1990, no sentido de investigar as particularidades das instituições escolares no Brasil. A intenção é garantir visibilidade à história da educação e das instituições escolares do município de Dourados entre os anos de 1940 e 1970. A análise regional deve ser apresentada à luz dos contextos econômico, político, social e cultural brasileiro, considerando as ações humanas e as vivências cotidianas. Procuramos identificar a forma como em diferentes localidades ou em temporalidades distintas um fenômeno social é construído, compreendido, dado a ler, utilizando com suporte empírico documentos oficiais, editoriais da imprensa, registros escolares, depoimentos orais. Emerge daí as análises sobre as formas de representação local e sua localização em área de fronteira (Brasil-Paraguai), cujo cenário envolve história política de expansão, memória e construção social e identitária.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

BRAZIL, M. do C.; MANCINI, A. P. G. Notas historiográficas sobre instituições escolares no sul de Mato Grosso: (1940-1970). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 73–93, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3578. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES