Las lógicas escolares como espacio social: aportes de Norbert Elias a la investigación educativa

Lucas Facundo Krotsch

Resumo


Norbert Elias não foi um autor que se debruçou pontualmente a escrever sobre educação. Sem dúvida, seu potencial teórico tem sido de fundamental importância para muitos temas acadêmicos que se dedicam a pesquisa de temas educativos. Este artigo se propõe a fazer uma revisão do potencial heurístico da obra de Elias para o campo educacional. Velhas tensões da teoria sociológica são abordadas criativamente por um autor que extrapolou muitos limites científicos. Retomamos algumas obras que poderiam parecer longe do interesse da maioria dos pedagogos e especialistas em educação, no intuito de, propor uma aproximação que enriqueça o pensar de um campo de muita relevância social que é o da socialização escolar.

Palavras-chave


Educação. Norbert Elias. Socialização escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


ELIAS, Norbert. Ensayo acerca de las relaciones entre establecidos y

forasteros”, Reis, Nº 104, (2003), p. 219-255.

______. Compromiso y distanciamiento. Barcelona: Ediciones península, 1990.

_____. El proceso de la civilización. Investigaciones sociogenéticas y

psicogenéticas. México: Fondo de Cultura Económica, 2009a.

_____. Los Alemanes. Argentina: Nueva Trilce, 2009b.

_____. La soledad de los moribundos. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

_____. La civilización de los padres y otros ensayos. Bogotá-Colombia: Grupo Editorial Norma, 1998.

_____. Sociología Fundamental. Barcelona: Gedisa Grupo Editor, 1995.

_____. La sociedad cortesana. México: Siglo XXI, 2012.

KAPLAN, C; KROTSCH, L. y ORCE, Victoria. Con ojos de joven:relaciones

entre desigualdad, violencia y condición estudiantil. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, 2012.

KROTSCH, L. Pensando el sentido de la escuela (pública) desde una

figuración del tipo establecidos-forasteros. Revista Educação e Fronteiras

Online, v. 1, n. 2, p. 10-21, 2011. Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados-MS, Brasil.

____. El lugar de la escuela en la construcción de sentidos de estudiantes

secundarios. En.: KAPLAN, C.V.; KROTSCH, L. y ORCE, V. Con ojos de

joven: relaciones entre desigualdad, violencia y condición estudiantil. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, 2012.

SENNETT, Richard. Juntos: rituales, placeres y política de cooperación.

Barcelona: Anagrama, 2012.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.