As escolas isoladas e o ensino primário em Mato Grosso nos anos de 1920

Marineide de Oliveira da Silva

Resumo


Nos anos de 1920 predominavam em Mato Grosso um modelo de instituição escolar primário que reunia em uma única sala de aula, estudantes de diferentes níveis de conhecimento, as Escolas Isoladas. Localizada em pequenos núcleos urbanos, distritos, vilas e áreas rurais, estavam presente em todas as localidades do estado e oportunizavam acesso à educação primária as diferentes demandas da sociedade mato-grossense. Para contribuir com estudos sobre instituições escolares, este artigo busca a partir de análises de fontes documentais, disponíveis no Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR e no acervo da Casa Barão de Melgaço - ACBM, analisar a criação da Escola Isolada em Mato Grosso, suas especificidades e destaque no cenário educacional do estado nos anos de 1920. As fontes sinalizam que a Escola Isolada, mesmo sendo predominante em Mato Grosso, não recebia “atenção” do poder pública, funcionava em locares impróprios, sem estrutura física e pedagógica para o ato educativo.

Palavras-chave


História da Educação. Escola Isolada. Ensino Primário.

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