Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action

Autores

  • Lilian Tatiane Candia de Oliveira
  • Paulo Gomes Lima [UFGD]

Palavras-chave:

Cidadania. Sentidos. Significados. Políticas educacionais.

Resumo

Esta pesquisa discute a cidadania Numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítica-reflexiva, à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção, vamos discutir as origens históricas da cidadania, restrições e valores em relação ao homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, cidadania e contradições: sentidos e significados, como uma dimensão caleidoscópica, podemos distinguir os elementos estruturais da consolidação da cidadania a partir do termo, bem como as contradições decorrentes da sua reflexão. Mais tarde, "políticas de educação e cidadania" debatemos os contornos e reflexões sobre cidadania nos dias de hoje. Finalmente problematizamos os desafios e linhas de ação sobre a importância da cidadania na educação no Brasil e vice-versa. O estudo ressalta que o sentido de uma cidadania correspondente à perspectiva democrática melhora a educação e os cursos de ação para que sua aplicação dê significado para a formação de cidadãos que vivem e reivindicam espaço social como uma conquista universalizada e humanizada, mesmo que isso seja uma realidade a ser construída.

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Como Citar

OLIVEIRA, L. T. C. de; LIMA, P. G. Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.116–134, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2166. Acesso em: 29 mar. 2024.

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