Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action

Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Paulo Gomes Lima

Resumo


Esta pesquisa discute a cidadania Numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítica-reflexiva, à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção, vamos discutir as origens históricas da cidadania, restrições e valores em relação ao homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, cidadania e contradições: sentidos e significados, como uma dimensão caleidoscópica, podemos distinguir os elementos estruturais da consolidação da cidadania a partir do termo, bem como as contradições decorrentes da sua reflexão. Mais tarde, "políticas de educação e cidadania" debatemos os contornos e reflexões sobre cidadania nos dias de hoje. Finalmente problematizamos os desafios e linhas de ação sobre a importância da cidadania na educação no Brasil e vice-versa. O estudo ressalta que o sentido de uma cidadania correspondente à perspectiva democrática melhora a educação e os cursos de ação para que sua aplicação dê significado para a formação de cidadãos que vivem e reivindicam espaço social como uma conquista universalizada e humanizada, mesmo que isso seja uma realidade a ser construída.

Palavras-chave


Cidadania. Sentidos. Significados. Políticas educacionais.

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