Ciência, conhecimento científico e ideais de cientificidade no ensino e na formação de professores de ciências

Autores

  • Fabricio do Nascimento Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Palavras-chave:

Ciência e ensino de Ciências. Epistemologia e didática do ensino de Ciências. Formação de professores de Ciências.

Resumo

Neste artigo são discutidos os principais aspectos epistemológicos que fundamentam  e  orientam a  atividade  científica  e  analisadas  suas  influências  no ensino-aprendizagem  das ciências e na formação de professores desta área de conhecimento. Segundo a perspectiva sócio-histórica e a ideia  de ciência como processo em permanente construção, considera-se que os ideais de cientificidade, que  impõem à ciência critérios e finalidades, são transpostos acriticamente ao ensino de Ciências, transformando-se em obstáculos epistemológicos e didáticos, os quais influenciam as práticas cotidianas dos sujeitos e a atuação de professores. Preconiza-se a urgente necessidade de oferecer aos professores de Ciências uma sólida formação científica, numa perspectiva reflexiva, crítica e cidadã. Refletindo e atuando criticamente  sobre  seu  papel  e sobre  as  possibilidades  educativas  do ensino de Ciências, poderão auxiliar os alunos a construírem saberes estratégicos e a realizarem uma  leitura mais elaborada da realidade em que vivem, com vistas à sua transformação.

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Biografia do Autor

Fabricio do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)

Área de Ensino de Ciências/Biologia 

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Publicado

2012-12-27

Como Citar

NASCIMENTO, F. do. Ciência, conhecimento científico e ideais de cientificidade no ensino e na formação de professores de ciências. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.07–23, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2158. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê