Educação feminina na belle-époque belenense (1890 / 1900)

Autores

  • Ipojucan Dias Campos Universidade do Estado do Pará (EUPA)

Palavras-chave:

Cidade. Belle-Époque. Educação feminina.

Resumo

A cidade de Belém e a educação feminina na última década do século XIX são os eixos temáticos das reflexões seguintes. Os homens desejavam elaborar para as mulheres lugares pensados mais adequados, ou seja, os recônditos do lar e do casamento, assim sendo o afã concentrava-se em localizá-las em espaços compreendidos privados justamente para que não fossem influenciadas por aspectos de uma cidade que se modernizava.

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Biografia do Autor

Ipojucan Dias Campos, Universidade do Estado do Pará (EUPA)

Doutor em História Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Professor Adjunto II da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes (PPGLS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do de Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

2012-12-27

Como Citar

CAMPOS, I. D. Educação feminina na belle-époque belenense (1890 / 1900). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.103–115, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1610. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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