Docente afrobrasileiro na Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul: memórias escolares

Autores

  • Hagrayzs Rosa Garcia

Palavras-chave:

história da educação, memória, identidade docente, afrobrasileiros, Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este trabalho está inserido no campo das abordagens da história da educação brasileira e reflete sobre a história, memória e identidade de sujeitos escolares. Numa perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia e Educação, por meio do uso de fontes orais, analisa, por meio de memórias de docentes afrobrasileiros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a relação entre a memória de suas trajetórias escolares e sua identidade profissional, enquanto docentes universitários afrobrasileiros. Um dos principais objetivos foi refletir acerca das clivagens de afro-descendência na memória escolar e identidade profissional destes professores, bem como relacioná-las a participação política destes sujeitos, no decorrer de sua trajetória, sobretudo enquanto docentes da maior e mais antiga universidade do estado de Mato Grosso do Sul. As reflexões levaram ao dimensionamento de, em que medida, memória, identidade e etnicidade estão relacionadas na formação e identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-02-05

Como Citar

GARCIA, H. R. Docente afrobrasileiro na Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul: memórias escolares. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.198, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1569. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações