Docência e investigação sobre “história da educação na América” realizada na Espanha

José Maria Hernández Díaz

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar como se têm ensinado e construído  na Espanha a disciplina universitária para formação de pedagogos e/ou professores, denominada “História da Educação na América”. Questiona-se quem têm sido seus atores e receptores, em quais universidades, através de quais caminhos e por quais instrumentos (programas, textos, manuais), quando se iniciou seu ensino ou se desapareceu. Do mesmo modo, objetiva apresentar as investigações sobre o tema, questionando como se têm produzido conhecimento em torno da “História da Educação na América”, quais seus caminhos, âmbitos e agentes principais e como se têm avançado nesse campo investigativo na Espanha. Para tanto, o marco de referência de análise foi a Espanha, suas universidades e centros de investigação, sem pretender, no entanto, apresentar um “estado da arte” sobre a questão. Conclui-se que há significativas aproximações parciais ou pontuais de historiadores da educação em torno do tema que nos ocupa, mas os considerados especialistas, ou dedicados em longa traje-tória ao tema não são muitos e menos ainda os grupos consolidados que mantêm entre suas linhas de pesquisa a História da Educação na América. Ainda mais pessimista é o panorama docente, uma vez que a nova reforma de planos de estudos está conduzindo a uma autêntica reconversão, de pessoal e de estrutura interna dos planos, gerando o desaparecimento da “História da Educação na América” no campo da docência na Espanha.

Palavras-chave


Docência. Investigação. História da educação na América. Espanha.

Texto completo:

PDF

Referências


ATKINSON, C.; MALESKA, E. T. Historia de la Educación. Barcelona,

Ediciones Martínez Roca, 1966 (edición norteamericana de 1962).

BRASLAVSKY, C. “La Historia de la Educación y el desafío contemporáneo de una educación de calidad para todos”, pp. 269-285, en RUIZ BERRIO, J. (edit.): Pedagogía y educación ante el siglo XXI.Madrid, Universidad Complutense, 2005.

CHERVEL, A. La culture scolaire. Une aprproche historique. Paris, Belin, 1998.

DAMSEAUX, E. Historia de la Pedagogía. En: SOLANA, E. Resumen de la

historia de la pedagogía española. Madrid, Magisterio Español (3ª), circa 1927.

DIAZ GENIS, A. La construcción de la identidad en América Latina. Montevideo, Nordan Comunidad, 2004.

EDELVIVES. Historia de la Pedagogía. 2 vols. Zaragoza, Editorial Luis Vives, 1965

GALINO CARRILLO, A. Textos pedagógicos hispanoamericanos. Madrid,

Narcea, 1968.

GALINO CARRILLO, A. “Vivencias y datos para la reflexión. Centenario de los estudios de Pedagogía en la universidad”, pp. 24-27, en RUIZ BERRIO, J. (editor).: Pedagogía y educación ante el siglo XXI. Madrid, Universidad Compolutense de Madrid, 2005.

HAILMAN, W.: Historia de la Pedagogía. Traducción del inglés por Edmundo González-Blanco. Madrid, La España Moderna, 1922

HERNANDEZ DIAZ, J. M. (editor).: Cien años de Pedagogía en España.

Valladolid, Ediciones Castilla, 2010,

HERRERA ORIA, E. Historia dela Educación Española. Madrid, Ediciones

Veritas, 1941

LOZANO, C. Bibliografía de Historia de la Educación Hispanolatinoamericana”, Historia de la Educación.. Salamanca. 11 (1992) 309-346. En: NOVOA, A. y RUIZ BERRIO, J. (eds.): A historia da educaçao em Espanha e Portugal. Lisboa, Sociedade Portuguesa de Ciencias da Educaçao, 1993.

LOZANO, C. La educación en los siglos XIX y XX. Madrid, Síntesis, 1994;

OSSENBACH, G. y otros: Génesis, estructuras y tendencias de los sistemas educativos iberoamericanos. Madrid, OEI, 2001.

PUIGGRÓS, A. La educación populoar en América Latina. Orígenes, polémics y perspectivas. Buenos Aires, Niño y Dávila editores, 1998.

TERRON, A; GABRIEL, N.: “Informe sobre la situación de las materias históricoeducativas en las titulaciones de Pedagogía, Psicopedagogía, Educación Social y Magisterio”, pp. 710-719, en X COLOQUIO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: La Universidad en el siglo XX (España e Iberoamerica). Murcia, SEHDE/Dpto. de Teoría e Historia de la Educación de la Universidad de Murcia, 1998.

VARELA, J. Los modos de educación en la España de la contrarreforma. Madrid, La Piqueta, 1984;

WEINBERG, G. Modelos educativos en la historia de América Latina. Buenos Aires, Kapelusz, 1984, pág. 15.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.