LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN AMÉRICA, SU DOCENCIA E INVESTIGACION EN ESPAÑA

José Maria Hernández Díaz

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar como se têm ensinado e construído  na Espanha a disciplina universitária para formação de pedagogos e/ou professores, denominada “História da Educação na América”. Questiona-se quem têm sido seus atores e receptores, em quais universidades, através de quais caminhos e por quais instrumentos (programas, textos, manuais), quando se iniciou seu ensino ou se desapareceu. Do mesmo modo, objetiva apresentar as investigações sobre o tema, questionando como se têm produzido conhecimento em torno da “História da Educação na América”, quais seus caminhos, âmbitos e agentes principais e como se têm avançado nesse campo investigativo na Espanha. Para tanto, o marco de referência de análise foi a Espanha, suas universidades e centros de investigação, sem pretender, no entanto, apresentar um “estado da arte” sobre a questão. Conclui-se que há significativas aproximações parciais ou pontuais de historiadores da educação em torno do tema que nos ocupa, mas os considerados especialistas, ou dedicados em longa traje-tória ao tema não são muitos e menos ainda os grupos consolidados que mantêm entre suas linhas de pesquisa a História da Educação na América. Ainda mais pessimista é o panorama docente, uma vez que a nova reforma de planos de estudos está conduzindo a uma autêntica reconversão, de pessoal e de estrutura interna dos planos, gerando o desaparecimento da “História da Educação na América” no campo da docência na Espanha.

Palavras-chave


docência; investigação; história da educação na América; Espanha.

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