Algumas aproximações: compreendendo o conceito de identidade

Autores

  • Maria Gladis Sartori Proença [UEMS]
  • Neide Araújo Castilho Teno [UEMS]

Palavras-chave:

Identidade. Identidade profissional. Profissionalização docente. Processo.

Resumo

Este artigo aborda a temática da identidade enquanto tema de investigação de teses e dissertações dos estudantes vinculados ao Grupo de Estudos Me-mórias de Formação: identidade e cultura - GEMFIC grupo este, ligado ao grupo Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI do programa e da Linha de Pesquisa Educação e Prática Docente da Universidade Federal de Mato de Mato Grosso do Sul-PPGEdu.Trata de uma reflexão fundamentada em autores que considera iden-tidade como um processo dinâmico que se constrói ao longo de uma vida, com destaque a identidade profissional. O estudo permitiu entender que o homem não está fora de seu contexto histórico, e não podemos negar que as diferentes formas de identidades sejam profissionais ou pessoais, não estão dissociadas da ordem social e da escolha da profissão.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

PROENÇA, M. G. S.; TENO, N. A. C. Algumas aproximações: compreendendo o conceito de identidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.132–145, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1521. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê