A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Renata Machado de Assis, Naiêssa Araújo Bonifácio

Resumo


Este artigo apresenta parte da fundamentação teórica de uma pesquisa desenvolvida Campus Jataí, Universidade Federal de Goiás, que investigou a produção científica dos alunos do curso de licenciatura em Educação Física. No recorte, aqui apresentado, enfocamos a Universidade como uma instituição de papel fundamental (embora não determinante) na formação dos acadêmicos, por lhes proporcionar um importante crescimento, não só profissional, mas também pessoal. Isto pode ser viabilizado por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Não podemos negar a importância da produção do conhecimento na Universidade, e sua relevância na formação, especificamente no caso das licenciaturas, que visam contribuir na formação do professor que ingressará na carreira do magistério e terá que enfrentar diversidades e, diante disso, construir sua prática docente contextualizada, conforme a realidade encontrada.

Palavras-chave


universidade; formação do professor; produção do conhecimento.

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