Memórias de infância e da escola: uma perspectiva literária

Autores

  • Nubea Rodrigues Xavier Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

memórias infantis, processo escolar, literatura.

Resumo

A pesquisa apresenta uma análise sobre representação da criança e as suas infâncias em determinados contextos e grupos sociais brasileiros, em final do século XIX e início do século XX. Trata-se de um estudo literário, sob os vieses históricos e sociológicos sobre a infância, tendo como objetivo a apreensão do processo de individualização da criança e da sua categorização social, por meio de seu processo de escolarização formal e informal, ocorridos na família e na escola. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica para a elaboração histórica e sociológica sobre a concepção de criança e infância, e para a pesquisa literária, utilizamos as obras autobiográficas dos autores José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Os dados obtidos definem um caráter civilizador escolar permeado pelas práticas disciplinares e pelo tempo escolar como elementos de normatização de regras e de civilidade às crianças. Como resultados obtidos, buscamos definir a especificidade da criança e as suas interdependências de comportamentos em relação aos adultos, obtendo assim, a compreensão das etapas da infância e da formação da família e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em educação pela UFGD. Especialista em Formação de profissionais em educação/UFGD; em Tecnologias em ambiente escolar/ UFMS; Mídias na educação pela PUC/RJ e em Metodologia do ensino superior/Unigran. Graduação em Letras pela UFMS, professora efetiva da rede estadual de ensino. Lotada no Núcleo de tecnologias educacionais, atualmente coordena o curso técnico semi-presencial Profuncionário; atual como tutora na Escola Aberta Brasil/ETEC. 

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

XAVIER, N. R. Memórias de infância e da escola: uma perspectiva literária. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.156, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1460. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações