Aproximações entre pesquisa-ação colaborativo-crítica e sociologia figuracional na pesquisa em educação especial

Autores

  • Reginaldo Celio Sobrinho [UFES]

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Sociologia figuracional, Educação especial

Resumo

Trazemos aspectos do percurso metodológico da investigação realizada entre março de 2007 e junho de 2008, que teve como objetivo compreender como se expressa a balança de poder na relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento? Ao longo deste texto, evidenciamos vinculações teóricas entre a abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, utilizada na referida investigação, e a perspectiva da Sociologia figuracional. Dessa perspectiva, referenciamo-nos na compreensão de que os indivíduos, em interdependências, constituem figurações que estão em permanente processo de constituição e de transformação e no entendimento de que o poder é uma ocorrência cotidiana que faz parte das relações humanas. Das reflexões efetuadas, destacamos que nas inter-relações dos familiares de alunos com deficiência e dos profissionais do ensino, podem emergir tensões que favoreçam, a uns e a outros, a construção de expectativas mais positivas quanto à educabilidade do aluno com deficiência. Essas “novas” expectativas desenham relações que colocam em movimento a balança de poder da relação família e escola. É que, outros referentes passam a explicar os sentimentos de pertencimento e as noções de escolarização e de deficiência.

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

SOBRINHO, R. C. Aproximações entre pesquisa-ação colaborativo-crítica e sociologia figuracional na pesquisa em educação especial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.46–61, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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