A pós-graduação em educação no Mato Grosso Do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão dos anos FHC (1995-2002)

Autores

  • Danieli Tavares

Palavras-chave:

História da educação. Política educacional. Pós-graduação em educação.

Resumo

Neste trabalho analisamos a pós-graduação em educação em Mato Grosso do Sul, inserida no contexto da política de expansão do governo FHC, no período de 1995 a 2002. O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pós-graduação, e por meio dos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, em Campo Grande. Relacionando as dimensões nacional e local, as perspectivas expansivas do sistema de pós-graduação nacional, as dificuldades regionais, os momentos de proposição e de implementação de políticas educacionais, discutimos a relevância atribuída à flexibilização e inserção social dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS e UCDB nos anos 1990, no contexto das políticas para o setor no período. A partir da análise das fontes documentais, dados estatísticos e da coleta de dados realizada no PPGEd da UFMS, foi questionada a coerência da “flexibilização” dos currículos e programas como sua inserção social na região e no cenário nacional. Apontamos os reflexos da política expansiva nos desafios enfrentados pela pós-graduação em educação em MS, bem como pelos reclamos dos programas. Explicitamos o significado que a “flexibilização” e a inserção social da pós-graduação em educação estudada adquire no estado e as noções de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. Concluímos que, na interseção nacional e local, engendra-se um movimento dialético e de forças simbólicas no qual se consubstanciam movimentos de adesão e resistência à política nacional para a pós-graduação, consistindo este em possibilidade e limite da efetividade dessa política no espaço local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-10

Como Citar

TAVARES, D. A pós-graduação em educação no Mato Grosso Do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão dos anos FHC (1995-2002). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.139, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1438. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.