Cursos de graduação em nutrição no Brasil: análise do censo da educação superior e os resultados ENADE

Autores

  • Teresa Christina Mertens Aguiar Veloso
  • Bruna Klein Guimarães de Souza
  • Renata Alves Barbosa da Silva

Palavras-chave:

Educação Superior, Graduação em Nutrição, Avaliação Educacional.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a formação do Nutricionista, problematizando os aspectos da expansão do ensino e análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Trabalha-se com procedimentos metodológicos de natureza descritiva e explicativa, incluindo a análise documental sobre Políticas Educacionais e pesquisa no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sobre o Censo da Educação Superior no período de 1996 a 2008 e ENADE 2004 e 2007. Os resultados evidenciam a necessidade de maior acompanhamento das representações da área da Nutrição junto às autoridades governamentais na regulação de abertura de novos cursos, garantindo, entre os critérios para o processo criação de vagas, a capacidade de a instituição oferecer ensino de qualidade, frente às políticas de educação e saúde e à necessidade de profissionais para cada região.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

VELOSO, T. C. M. A.; SOUZA, B. K. G. de; SILVA, R. A. B. da. Cursos de graduação em nutrição no Brasil: análise do censo da educação superior e os resultados ENADE. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.92–106, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1410. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê