Os reflexos da educação superior pós-LDB de 1996: um foco nos cursos de graduação em enfermagem

Autores

  • Lourdes Missio
  • Márcia Maria Ribera Lopes
  • Rogerio Dias Renovato

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Currículo

Resumo

Na década de 1990 observou-se um intenso movimento de expansão das instituições de educação superior brasileiras, com destaque para as instituições privadas de ensino. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP revelam que os cursos de enfermagem também apresentaram a mesma característica. Este trabalho propõe-se a discorrer sobre como vem ocorrendo o processo de expansão da graduação de enfermagem no Centro-Oeste e sua relação com as reformulações curriculares ocorridas no setor. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Buscou-se delinear o histórico da educação superior em nosso país, destacando a rápida expansão dos cursos e a consequente massificação da educação superior, entre eles o do curso de graduação em enfermagem. Foi possível observar que o processo de expansão dos cursos desenvolveu-se em concomitância com a reorganização curricular proposta, adequando o ensino às políticas de saúde atuais. Assim, observa-se a força da mercantilização da educação superior, na qual as políticas de educação convergem-se com a lógica do mercado.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

MISSIO, L.; LOPES, M. M. R.; RENOVATO, R. D. Os reflexos da educação superior pós-LDB de 1996: um foco nos cursos de graduação em enfermagem. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.80–91, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1409. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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