O atendimento educacional especializado do estudante com deficiência visual: entre a mediação do sistema braille e as tecnologias computacionais

Autores

  • José Aparecido da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Nesdete Mesquita Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11104

Palavras-chave:

Sistema braille. Tecnologias computacionais. Estudantes com deficiência visual.

Resumo

No Brasil, a defesa pela inclusão de pessoas com deficiência em escolas comuns tem-se ampliado nas duas últimas décadas. Todavia, o pleno acesso e a permanência dessa população à escola pública brasileira ainda são um desafio enfrentado em face ao contingente de pessoas com deficiência que se encontra fora dela. Este estudo teve por objetivo investigar como os estudantes com deficiência visual (cegueira) têm acessado o uso do Sistema Braille e das tecnologias computacionais no Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado em salas de recursos multifuncionais em escolas da rede estadual de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Para tanto, adotou-se a perspectiva sócio-histórica como referencial teórico, indicando uma análise da realidade objetiva sobre as condições presentes no referido atendimento. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, com a participação de seis estudantes com deficiência visual (cegueira). Os resultados apontaram fatores relevantes quanto aos recursos disponíveis para o desenvolvimento do processo de escolarização de pessoas com deficiência visual (cegueira). No entanto, ainda é preciso avançar no que tange às possibilidades de acesso a esses recursos como mediadores do processo de ensino e aprendizagem das estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

COSTA, J. A. da; NERES, C. C.; CORRÊA, N. M. O atendimento educacional especializado do estudante com deficiência visual: entre a mediação do sistema braille e as tecnologias computacionais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 237–248, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11104. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11104. Acesso em: 18 abr. 2024.