Análise de seções complementares em livros didáticos de Ciências: potencialidades para discussões sociocientíficas

Autores

  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Verenna Barbosa Gomes Universidade de Brasília (UnB)
  • Ludmylla Élfrida Cardoso de Paula Centro de Apoio à Criança Jorge Humberto de Camargo (CAC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11016

Palavras-chave:

Educação CTS. Livro Didático. Ensino de Ciências.

Resumo

Os pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de ciências com vistas à formação sociopolítica estão calcados na problematização da visão cientificista e instrumental da ciência e da tecnologia. Por outro lado, considera-se que o Livro Didático (LD) é um importante instrumento para o planejamento didático-pedagógico de professores na abordagem dos conteúdos científicos. Frente a isso, o presente estudo teve por objetivo identificar potencialidades de seções complementares de LDs de ciências para fomentar discussões sociocientíficas em aulas no Ensino Médio. Deste modo, a metodologia da pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas: 1) leitura do Guia do LD (2014) para os componentes curriculares de Biologia, Física e Química; 2) identificação dos LDs com seções complementares intituladas “CTS”; 3) leitura sistemática e análise textual discursiva das seções identificadas e; 4) evidenciação das categorias correlacionadas às dimensões CTS. A partir das análises, constatou-se que os textos potencialmente incitam discussões sociocientíficas por abarcarem diversos aspectos das dimensões CTS. No entanto, cabe mencionar que o direcionamento dado pelos professores durante o processo discursivo de sala de aula é fundamental para ampliar as compreensões dos estudantes em uma perspectiva problematizadora, contextualizada e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

SILVA, K. M. A. e; GOMES, V. B.; PAULA, L. Élfrida C. de. Análise de seções complementares em livros didáticos de Ciências: potencialidades para discussões sociocientíficas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 127–145, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11016. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"