Nas páginas da Revista Campanha Nacional de Educação Rural/CNER: “Professoras Missioneiras”, entre a formação e a missão

Autores

  • Nilce Vieira Campos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Cleicinéia Oliveira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10514

Resumo

Um dos objetivos da Campanha Nacional de Educação Rural – CNER era capacitar e/ou formar professoras/professores para atuar nas zonas rurais com o intuito de melhoria da educação e das instalações escolares rurais com uma concepção explícita de "civilizar o homem do campo". Segundo aqueles que estavam à frente da CNER, docentes que atuavam no meio rural mostravam-se incapazes de prover uma "mudança de mentalidade" ou de promover educação de qualidade para os campesinos. Medidas como: missões rurais, difusão de outros modos de cultura, uso de recursos de ensino como o cinema, organização de centros regionais de formação e treinamento de docentes e técnicos que atendessem a uma pretensa educação de base, entre outros meios de aculturação das comunidades rurais foram utilizadas pela CNER para "educar" a população rural. A campanha desconsiderava assim, tanto se considerarmos a história da organização do ensino, do funcionamento das escolas, dos recursos destinados à instrução pública quanto à formação de docentes, o interesse dos rurícolas, bem como tudo o que se referia ao atendimento da educação rural. Nosso interesse pela temática decorre dessa contradição entre a importância desempenhada pela campanha empreendida pela CNER e a formação de professoras/professores para a atuação no Brasil rural dos anos de 1952 quando a CNER foi implantada a 1963 quando a campanha foi extinta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

FERREIRA, N. V. C.; SOUZA, C. O. de. Nas páginas da Revista Campanha Nacional de Educação Rural/CNER: “Professoras Missioneiras”, entre a formação e a missão. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 24, p. 67–83, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i24.10514. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/10514. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Impressos, Infância e Instituições Escolares na História da Educação da Região Centro-Oeste do Brasil"