Apontamentos sobre o ensino de Ciências na Educação Infantil

Autores

  • Renata Gonçalves Vieira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hiraldo Serra Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10261

Palavras-chave:

Contextualização. Participação ativa. Criança. Investigação.

Resumo

O ensino de ciências na educação da infância é de grande importância por trazer como premissa a ação ativa da criança e a valorização às iniciativas de investigação e construção do conhecimento em atividades desafiadoras. Esse estudo buscou investigar por meio de pesquisa bibliográfica, concepções e orientações para o ensino de ciências na educação infantil, de forma a favorecer a contextualização do trabalho didático-pedagógico e privilegiar o desenvolvimento de habilidades e competências no que concerne aos conteúdos dessa área do conhecimento. As concepções e orientações descritas nesse trabalho ressaltam que o ensino de ciências na educação infantil, pode representar momentos significativos para as crianças, principalmente quando elas têm uma participação ativa, despertando o interesse para a aprendizagem do conteúdo específico e contribuindo para desenvolvimento cognitivo.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

VIEIRA, R. G.; PEREIRA, A. de S.; SERRA, H. Apontamentos sobre o ensino de Ciências na Educação Infantil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 24, p. 113–123, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i24.10261. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/10261. Acesso em: 25 abr. 2024.