Políticas Editoriais

Foco e Escopo

TÍTULO I - DO OBJETIVO
Art. 1º A Revista da Faculdade de Educação da UFGD tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos à educação básica, educação superior, à pós-graduação, priorizando temáticas vinculadas aos fundamentos da educação, às políticas e gestão educacional, à inclusão social, bem como questões relativas à avaliação, planejamento e ao financiamento da educação seja na  educação presencial, aberta,continuada ou a distância e valorizando-se o diálogo interdisciplinar.
TÍTULO II - DO PÚBLICO ALVO
Art. 2º  A Revista da Faculdade de Educação da UFGD tem como público-alvo docentes e alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, de associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos da área da Educação e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.
TITULO III - DAS RESPONSABILIDADES 
Art. 3° As responsabilidades da Revista da Faculdade de Educação da UFGD serão exercidas por uma Comissão Editorial e dois Conselhos Editoriais ( nacional e internacional).
Art.4° Exercerão a função de Comissão Editorial cinco Professores Doutores do quadro docente e um Técnico Administrativo da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED),
Art. 5° Compete à Comissão Editorial
1. definir a organização e composição dos artigos, resenhas e demais elementos de cada número da revista
2. elaborar a política editorial da FAED, respeitadas as normas editoriais da UFGD e  ouvidos, sempre que possível, os Conselhos Editoriais,  de forma individual e/ou coletivamente.
Art. 6° A Comissão Editorial elegerá seu Presidente dentre seus membros.
Art. 7° - Compete à presidência da Comissão Editorial:
1. convocar e coordenar as reuniões da Comissão e dos Conselho Editoriais;
1.1  distribuir os artigos recebidos para publicação aos consultores ad hoc aprovados pela Comissão Editorial;
1.2 fazer cumprir as decisões da Comissão no que se refere à organização dos artigos em cada número da revista realizando o acompanhamento dos trabalhos de editoração, produção e distribuição da revista.
Art. 8°. Compete aos Conselhos Editoriais zelar pela política editorial bem como pelos aspectos ligados à qualidade científica da Revista. 
Art. 9°. Os membros dos Conselhos Editoriais serão  indicados pelos docentes da FAED e aprovados pela Comissão Editorial sendo todos  externos à UFGD, com reconhecida produção científica na temática educacional .
Art. 10°.  Integram os  Conselhos Editoriais  da revista  treze pesquisadores da área da Educação,  sendo 10 (dez) do Conselho Editorial Nacional e 3 (três) do Conselho Editorial Internacional -
          Art. 11°. Os membros da Comissão Editorial  serão designados, para um mandato de dois anos, sendo possível a recondução ou a prorrogação de mandato.
Art. 12° Os nomes dos pareceristas Ad Hoc serão indicados pela Comissão Editorial e pelos demais docentes do quadro da FAED para cada número da revista e devem ter seu nome apontado em local para este fim no mesmo número da Revista para o qual contribuiram.
Parágrafo Único- Os pareceristas Ad Hoc serão escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas às temáticas priorizadas, podendo ser substituídos a critério da Comissão Editorial.
Art. 13° Compete ao setor de editoração da UFGD a divulgação, editoração, produção gráfica, controle de assinantes e distribuição das versões eletrônicas e impressas da revista bem como as trocas com revistas de outras instituições.
TÍTULO IV - DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA
Art. 13º A Revista da Faculdade de Educação da UFGD terá periodicidade  semestral e contará com as seguintes seções:
Editorial;
Estudos –
- divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico
  (conforme especificado nos Art.1º e 15º ) .
- Compor-se-á, a partir da criação das Comissões, de um dossiê com um limite de 6( seis) artigos sobre temática definida pela Comissão Editorial para cada número e de um limite de 4 (quatro) trabalhos sobre temáticas diversas dentro dos focos gerais apontados no Art. 1º.
- No mínimo 50% dos trabalhos publicados no primeiro ano e 60% a partir do segundo ano deverão ser oriundos de outras instituições universitárias, institutos de pesquisa nacionais voltados para a questão educacional evitando-se a endogenia .
- Internamente, têm prioridade para publicação trabalhos enviados pelos docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da FAED em todos os números,  buscando-se uma organizada alternância entre estes autores .
                           Resenha
- produzida preferencialmente por alunos dos cursos de graduação
- e pós-graduação da FAED/ UFGD.
Art.  14° A revista terá, quando possível, divulgação impressa e eletrônica.
§1° A revista impressa será distribuída gratuitamente, a título de permuta, para programas de pós-graduação, pró-reitorias de pós-graduação e bibliotecas de instituições de ensino superior, órgãos públicos, mantendo possibilidade de subscrição para assinaturas.
§2° A publicação eletrônica da revista terá acesso gratuito. 
TÍTULO V - DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL 
Art.15º Serão aceitos trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades: resultados de pesquisas sob a forma de artigos: ensaios; resumos de teses; dissertações; monografias; estudos de caso. 
Art.16º O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias.
Art.17º Será remetido a cada autor 01(um) exemplar, no mínimo, do número em que for publicada a sua colaboração.
Art.18º A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte. 
Art.19º Os artigos assinados deverão ser originais e serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da FAED. 
Art.20º A critério do Conselho Editorial, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira.
Art.21º Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da revista.
Art.22° As colaborações para devem ser enviadas à redação, de acordo com as normas editoriais. 
Art.23° Toda autoria dos pareceres e dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.
Art. 24° A submissão do artigo implica na aceitação pelos autores das normas editoriais da revista e na autorização para publicação.
 TÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.25° Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Conselho Editorial da Revista Educação e Fronteiras da UFGD.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Em cada número especial. cujo dossiê será de responsabilidade de uma das instituições parceiras, caberá ao Editor elaborar uma apresentação ao número.

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

O Editorial poderá ser desenvolvido pelo Editor ou por designação desse em anuência com o Conelho Editorial por conta de determinado Dossiê que exija tal solicitação.

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Artigos inéditos em português ou espanhol, com até 12.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, os quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português, espanhol e inglês, com no máximo 800 palavras, e três palavras-chave.

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Demanda Contínua

Artigos inéditos em português ou espanhol, com até 12.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, os quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português, espanhol e inglês, com no máximo 800 palavras, e três palavras-chave.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas bibliográficas com até 2.000 palavras, incluindo eventuais referências bibliográficas e notas de rodapé, e sobre obras recentemente publicadas.

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Publicação de fontes documentais relevantes para o escopo dos dossiês e artigos que compôem os volumes da Revista.

Transcrição ou reprodução fac-símile de fontes inéditas, comentadas ou não, com até 30 laudas.

Transcrição de palestras e conferências, com até 12.000 palavras

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Resumo de teses e dissertações com até 6.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.

Editores
  • Markley Carvalho
  • Paulo Lima
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ O PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ATUALIDADE: FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS SOBRE POLÍTICAS, PROCESSOS E PRÁTICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 2ª Parte: Práticas pedagógicas e Atendimento Educacional Especializado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ LEITURAS LATINAS DE HISTÓRIA DA CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Editores
  • Markley Carvalho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTE/OBJETO DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E NA ESPANHA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os trabalhos submetidos à Revista Educação e Fronteiras passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstractm número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente,  são submetidos a pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Educação e Fronteiras On-line é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Comissão Editorial e Conselhos

 Comissão Editorial:

 

Editor

Alessandra Cristina Furtado [UFGD]


Editores Adjuntos:

Estela Natalina Mantovani Bertoletti [UEMS-Campus de Paranaíba]

Anamaria Santana da Silva [UFMS-Campus do Pantanal]

Conselho Editorial

Elisângela Alves da Silva Scaff [UFGD]

Marilda Moraes Garcia Bruno [UFGD]

Magda Sarat [UFGD]

Celi Correa Neres [UEMS-Campus de Paranaíba]

Estela Natalina Mantovani Bertoletti [UEMS-Campus de Paranaíba]

Léia Teixeira Lacerda [UEMS-Campus de Paranaíba]

Anamaria Santana da Silva [UFMS-Campus do Pantanal]

Conselho Consultivo Internacional

Almerindo Afonso Janela (Universidade do Minho)

Carina Kaplan (UBA)

Carlos Miguel de Jesus Manique da Silva (U. Porto/Portugal).

Guilherme Basílio (U. Pedagógica/Moçambique)

José Antonio Castorina (Universidade de Buenos Aires)

Licínio C. Lima (Universidade do Minho)

Peter Burke (Cambridge University)

Roberto Elias Canese [Universidad Columbia del Paraguay]

Rubén Urbieta [Universidad Columbia del Paraguay]

Vera Weiler (UNAL-COLOMBIA)

Conselho Consultivo Nacional

Ademilson Batista Paes (UEMS)

Afrânio Mendes Catani (USP)

Andrea Leão (UFCE)

Antonio Chizzotti (PUC/SP)

Carlos Monarcha (UNESP-Araraquara)

Cleiton de Oliveira (UNICAMP/ UNIMEP/ Piracicaba)

Cynthia Greive Veiga (UFMG)

Dirce Nei Teixeira de Freitas [UFGD]

Doracina Aparecida de Castro Araujo (UEMS)

Eduardo José Manzini (UNESP-Marília)

Eliane Greice Davanço Nogueira (UEMS)

Helena Bonito Couto Pereira(MAKENZIE/ SP)

José Roberto Rus Perez (UNICAMP/ Campinas)

Katia Regina Moreno Caiado (UFSCar/São Carlos)

Keila Deslandes (UFOP/Ouro Preto)

Luis Fernandes Dourado (UFG/ Goiânia)

Maria Dilneia Espindola Fernandes (UFMS)

Maria Evelyna Pompeu do Nascimento (UNICAMP/ Campinas)

Marisa Bittar (UFSCar/São Carlos)

Moysés Kuhlmann Junior (USF- FCC/ São Paulo)

Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA/PA)

Ocimar Alavarse (USP)

Pedro Ganzeli (UNICAMP/ Campinas)

Rosa Fátima de Souza (Unesp/Araraquara)

Sandra Zákia Liam Sousa (USP)

Conselho Técnico-Científico

Afrânio Mendes Catani [USP]

José Vaidergorn [UNESP - Araraquara]

Nelson Cardoso Amaral [UFG - Goiânia]

Paulo Gomes Lima [UFGD]

Editoração:

Markley Florentino Carvalho

Revisão:

PPGEdu/UFGD

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

 

 

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)