Olhares de Norbert Elias: inclusão escolar do aluno surdo

Autores

  • Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6817

Palavras-chave:

Aluno surdo. Inclusão.

Resumo

O presente trabalho objetiva relacionar as teorias de Norbert Elias estudadas durante as aulas da disciplina Educação, Diversidade e Identidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Mestrado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a vivência dos alunos surdos em escolas comuns. Elias fala sobre a balança de poder, figuração interdependências entre as pessoas, que estão sempre em movimento, figurando as pessoas como estabelecidas em certos momentos, já em outro como outsiders. Os alunos surdos nas escolas comuns inúmeras vezes se encontram como outsiders por conta de sua língua, porém não permanecem nessa figuração se estiverem em uma escola direcionada para a educação de surdos como o INES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, R. G. Libras: uma ponte para comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial Infantil e Fundamental). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1999.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

_______________.civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado. Vol. 27, Número 3, p. 469-493, setembro/dezembro Rio de Janeiro, 2012.

_____________.Escritos & Ensaios: 1 estado, processo, opinião pública v. 1, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FRIAS, E. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades educativas especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf Acesso em: 24/07/2016.

Instituto Nacional de Educação de Surdos. Conheça o INES. Disponível em: http://www.ines.gov.br/conheca-o-ines Acesso em: 23/07/2016

PERLIN, Gladis; STROBEL, Karen. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Dissertação de mestrado em fase de elaboração, na área de educação GES/UFSC, 2006.

Gonçalves, Humberto Bueno, Festa, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Dezembro, 2013. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revistapedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf Acesso em 23/07/206.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Rizzo, J. G. de S. (2017). Olhares de Norbert Elias: inclusão escolar do aluno surdo. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(7), 86–90. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6817

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.