Aplicação e desempenho do ensino a distância através do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos polos UAB.

Autores

  • Hélio Mangueira Almeida Anne Sullivan University

Palavras-chave:

SIGAA. Ensino a Distância. Aplicação. Desempenho.

Resumo

Com o objetivo de explanar sobre a aplicação e desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos polos EaD, relata-se nesse artigo as vantagens e deficiências encontradas nesse sistema considerado inovador, além de apresentar o funcionamento da Plataforma, seus agentes integrantes e divisão de trabalhos exercidos por cada setor. Vale salientar que apesar do sistema ser amplo e moderno, ainda apresenta alguns problemas que vêm prejudicando alunos de variados cursos ofertados nessa modalidade EAD. Contudo, essas desarmonias podem ser debeladas com adequações na parte pedagógica, treinamento de tutores e alunos no manuseio adequado do SIGAA, para que haja sucesso de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Ampliar o acesso do tutor presencial ao sistema Integrado e aprimorar o treinamento do tutor, que tem um contato mais direto com o discente, poderá minimizar os problemas encontrados e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

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Biografia do Autor

Hélio Mangueira Almeida, Anne Sullivan University

Professor graduado em Língua portuguesa, pela Universidade Luterana do Brasil, especialista na
área Ensino de Geografia, pela Faculdade Latino Americana e Mestrando em Ciências da Educação
pela Anne Sullivan University. E-mail: heliomangueira@hotmail.com

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Publicado

2017-02-15

Como Citar

Almeida, H. M. (2017). Aplicação e desempenho do ensino a distância através do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos polos UAB. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 4(5), 25–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/5404

Edição

Seção

Artigos