Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos

Autores

  • Fabrícia Cristina Gomes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia para ensinar e aprender. No contexto do curso, para desenvolvimento da carga horária à distância, utilizou-se a plataforma Moodle e as análises aqui apresentadas centram-se na percepção dos docentes acerca da utilização da referida ferramenta em seu processo de formação continuada. Essa investigação mostrou que os professores evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (Scherer, 2005), o que requer reflexões acerca dos encaminhamentos adotados no AVA, visando formar professores que habitem este espaço e o utilizem em sua potencialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Cristina Gomes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006), especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (2008) e especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (2010). Mestre em Educação pela UFPR (2013), linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Doutoranda em Educação pela UFPR (2014-2018). Professora da Prefeitura Municipal de Araucária e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba. Coordenou a implantação do Projeto Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA) entre os anos de 2009-2012 e atualmente é Gerente de Tecnologias Educacionais do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, trabalhando com formação continuada de professores e também na assessoria pedagógica para o uso das tecnologias. Tem experiência em EaD, atuando como tutora de cursos à distância. É professora do curso de Pedagogia da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP).

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distancia e formação do professor, inclusão digital.

Referências

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

GOMES, F. C. Projeto Um Computador por Aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Curitiba, 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SÁ, R. A. Educação a Distância: Estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores. Campinas, 2007. 422 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SCHERER, S. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. Uma experiência em estatística aplicada à educação. São Paulo, 2005. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SCHLEMMER, E. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. In: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Gomes, F. C., & Brito, G. da S. (2016). Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 108–119. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/4101

Edição

Seção

Artigos