Redimensionando os conceitos sobre a tutoria em aplicações práticas na disciplina Educação a Distância do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Mariza Silva de Moraes UFES
  • HERMÍNIO BORGES NETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ-UVA

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tutoria. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo é a análise conceitual e operacional da disciplina Educação a Distância do Curso (presencial) de Pedagogia da FACED/UFC. Trata-se de uma disciplina que vem propiciando aos licenciandos uma experiência ímpar na modalidade de educação a distância (EaD). A gestão da disciplina é inaugural por imergir o aluno no virtual através de dois AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem), a saber: TelEduc e Moodle, além de utilizar as ferramentas de reconhecida rede social. A disciplina é ofertada a distância em sua maior parte, valendo-se de um recurso legal. Por ser suportada por AVAs tem que contar com tutores, ou melhor, coformadores que desenvolvem inovador plano conceptual e gestor. A experiência didática permite aos coformadores realizarem suas atribuições clássicas, mas lhe são franqueadas outras oportunidades de cogestão do conteúdo instrucional, das inter-relações e das avaliações. O presente artigo discorre sobre os perfis dos professores de conteúdo e de formação e indaga as razões que movimentam correntes que demonizam a EaD e os tutores. Interpela, igualmente, os pró-tutores que se preocupam com a regularização da profissão e com os baixos salários. O arrazoado tem ancoragem teórica em Silva (2010), Belloni (1999) e Tori (2010), dentre outros.

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Biografia do Autor

Mariza Silva de Moraes, UFES

Pós-doutorado em EaD na UFCA.

Doutorado, mestrado, especialização na UFRJ em língua e literatura italiana.

Especialização em Tutoria.

Professora associada 1 e gestora educacional.

HERMÍNIO BORGES NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Pós-doutor em matemática.

Bolsista de produtividade do CNPq.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ-UVA

Pós-doutoranda junto à UFC.

Membro dos Programas de Pós-Graduação da UFC e da  UVA.

 

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Moraes, M. S. de, BORGES NETO, H., & RODRIGUES LIMA, K. R. (2016). Redimensionando os conceitos sobre a tutoria em aplicações práticas na disciplina Educação a Distância do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 35–46. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3504

Edição

Seção

Artigos