Utilização dos recursos tecnológicos na formação de professores em cursos na área da Educação Especial: desafios e possibilidades

Autores

  • Liliane Mara de Albuquerque SEMED-Dourados
  • Tânia Rute Ossuna de Souza UCDB

Palavras-chave:

Recursos Tecnológicos. Formação de professores. Educação Especial.

Resumo

Nos tempos atuais é de reconhecer que os benefícios que as tecnologias têm contribuído e muito com a educação, mas temos que admitir ainda, que o simples fato de ter recursos tecnológicos em sala de aula não é o suficiente para assegurar melhorias no ensino. Nesse contexto o presente trabalho buscou desmitificar o uso da tecnologia em um estudo de caso realizado com os professores regentes e professores AEE (Apoio Educacional Especializado) que trabalham com alunos portadores de alguma necessidade educacional especial, na escola Municipal Franklin Luiz Azambuja de Dourados/MS. O estudo teve como enfoque principal formação continuada com a utilização dos recursos tecnológicos na formação dos professores em cursos na área da educação especial, como objetivo optou-se por aproximar os recursos midiáticos do fazer pedagógico, como fonte de pesquisas e de trocas de experiências. Teve como metodologia a aprendizagem colaborativa, através de fórum de interação, pesquisas por intermédio da internet, filmes visualizados nos encontros presenciais e depoimentos na formação. Mediante os resultados das observações e das entrevistas realizadas com os professores, foi estruturada esta pesquisa. Houve ação de cooperação e envolvimento de todos da escola para a realização da formação para ampliação de conhecimentos, complementação, reflexão e aprofundamentos sobre as práticas de Educação inclusiva. Construímos conhecimentos coletivos através das leituras de filmes informativos, documentários e depoimentos. Ampliamos nossos conhecimentos através de palestras com profissionais de diferentes áreas.  Proporcionamos momentos de trocas e vivências entre os educadores nos encontros presenciais e também através da Plataforma e-proinfo, possibilitando aos educadores reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias durante o acompanhamento da vida escolar do aluno (Portfólio). Trocamos experiências, na montagem de materiais através de recursos tecnológicos, (slides, filmes, fotos) que mostraram a forma de inclusão proposta por cada professor durante a inserção  do planejamento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que e Mídia‐educação. 2ª edição. Campinas, Autores Associados. 2005. 100 p.

BOOF, Leonardo. Virtudes para um mundo possível. Petrópolis: Vozes, 2005.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: Uma Nova Abordagem, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Caderno de Formação 5, São Paulo, 2010.

MORAN, José Manuel et al. As Novas Tecnologias e Mediação Pedagógicas. 6ª. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MUSSIO, P. Introdução a informática – automação e trabalho. Editora Vozes. Petrópolis, 1987.

Política Nacional de Educação Especial e da Resolução nº4/2009,

PROINFO: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

RATTNER, Henrique. Política de ciência e tecnologia no limiar do século. In: RATTNER, H.(Org.) Brasil no limiar do século XXI : Alternativas para a construção de uma sociedade sustentável. São Paulo: EDUSP, 2000.

Resolução CNE No. 02, de 11 de setembro de 2001.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Albuquerque, L. M. de, & Souza, T. R. O. de. (2014). Utilização dos recursos tecnológicos na formação de professores em cursos na área da Educação Especial: desafios e possibilidades. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(2), 32–45. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3258

Edição

Seção

Artigos