A relevância da mediação pedagógica entre formador e tutor

Autores

  • Leoné Astride Barzotto UFGD

Palavras-chave:

Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ferramentas interativas. Língua Inglesa Instrumental.

Resumo

Este artigo faz uma primeira avaliação da experiência com a Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) no primeiro semestre de 2012, junto ao curso de Licenciatura em Informática, com a disciplina de Língua Inglesa Instrumental. Os momentos presenciais obrigatórios assim como o ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle propiciam um estudo de caso sobre a relevância do encontro presencial do professor e/ou tutor da disciplina com os acadêmicos e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem para a efetividade dos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, esse relato de experiência amplia importantes perspectivas sobre as ações que podem contribuir para aprimorar medidas a serem revistas ou reforçadas pela equipe tecno-pedagógica e também um consistente planejamento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1995.

BRASIL. SEED/MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância - Versão Preliminar. Brasília, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JOYE, Cassandra Ribeiro. Educação a distância.3 ed. rev. /IFCE – Universidade Aberta do Brasil - Fortaleza: UAB/ IFCE, 2010.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. SP: Cortez, 2010.

NUNES, Vanessa Battestin; ALBERNAZ, Jussara Martins; NOBRE, Isaura A. Martins. Avaliação de Cursos a Distância. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 5., 2009, São Luiz. São Luis: ISUD, 2009. Disponível em: http://www.uemanet.uema.br/artigos_ esud/61017.pdf. Acesso em: 27 jul. 2012.

PRETI, Oreste. Educação a distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

RAABE, André Luís Alice. Uma proposta de arquitetura de sistema tutor inteligente baseada na teoria das experiências de aprendizagem mediadas. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre - RS, 2005.

SANTOS, José Francisco Severo. Avaliação no ensino a distância. Revista Iberoamericana de Educación. Madri, v. 38, n. 4, p. 1-8, 2006. Disponível em: http://www.rieoei.org/1372.htm. Acesso em: 27 jul. 2012.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

Barzotto, L. A. (2013). A relevância da mediação pedagógica entre formador e tutor. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(1), 57–65. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/2651

Edição

Seção

Artigos