Formação continuada de professores no contexto da educação a distância: concepções de docentes formadores sobre essa relação

Autores

  • Marta Henrique da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Paulino Abranches Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Formação Continuada de professores. Educação a Distância. Ensino Superior.

Resumo

Neste artigo, analisamos as concepções de docentes formadores do ensino superior sobre a formação continuada no contexto da educação a distância, sendo esta um recorte da pesquisa feita e defendida como dissertação de mestrado. Tivemos como campo um curso de Pós-Graduação – Lato Sensu e os dados foram coletados através de questionário e de entrevista, e para a análise seguimos o modelo de “Análise de Conteúdo” proposto por Bardin (2009). O estudo mostrou que os/as docentes buscam, em relação à formação continuada a distância, sobretudo, proporcionar uma formação sólida, passível de ser apreendida pela aquisição de um significativo conjunto de competências e dinâmicas que permitam a atuação individual, e ao mesmo tempo coletiva, acadêmica e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Henrique da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE e integrante do Grupo de Estudo em Novas Tecnologias e Educação (GENTE/UFPE/CNPq). Formação Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). 

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

Referências

ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

ALMEIDA, M. E. B. A construção compartilhada de significados em projetos de educação a distância. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

______. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: ANPED. GT: Educação e Comunicação/n. 16. [Rio de Janeiro], s/d. Disponível em:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC8

QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.anped.org.br%2Freunioes%2F26%2 Ftrabalhos%2Fmariaelizabethalmeida.rtf&ei=xkuoUvSoGMyukAeog4HwBg&usg=AFQjCNEVH-U-7Elf-jX0T287LoZzZxAa6w&sig2=TbqFNmD6PArdhJ7yxBD3rQ. Acesso em: 23 mar. 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. v. 80, n. 196, Brasília: set./dez. 1999. p. 383-403.

________. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 67-132.

BEHRENS, M. A.; OLIARI, A.L.T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento cientifico tradicional a complexidade. Diálogo Educacional. Curitiba: set./dez. 2007. p. 53-66.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informática: economia, sociedade e cultura. v. 1. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro. Brasília, Ministério da Educação, SEED, 2005. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000701.pdf. Acesso em: 23 mar. 2013.

PONS, J. P. Visões e conceitos sobre a tecnologia educacional. In: SANCHO, J. M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed. 1998.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a predição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Estratégias em Educação a Distância: a Plasticidade na Prática Pedagógica do Professor. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 67-84.

PRADO, M. E. B. B.; SILVA, M. G. M. Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem. Em Aberto, INEP, Brasília, v. 22, n. 79, 2009. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index. php/emaberto /issue/view/ 101/showToc. Acesso

em: 26 mar. 2012.

SILVA, M.; SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

da Silva, M. H., & Abranches, S. P. (2016). Formação continuada de professores no contexto da educação a distância: concepções de docentes formadores sobre essa relação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 9–20. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3293

Edição

Seção

Artigos