Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio

Autores

  • Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos de Campos Serviço Social da Indústria (SESI)
  • Fernanda Guinoza Matuda Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9861

Palavras-chave:

Podcasts. Recursos tecnológicos. Oralidade.

Resumo

O ensino da oralidade nas escolas atuais é uma necessidade crescente, enquanto principal elemento de comunicação do ser humano, tanto pelo modo como a linguagem moldou as relações passadas quanto pelas novas dinâmicas trazidas pela contemporaneidade midiática. Por conseguinte, o podcast tem diversas possibilidades como recurso educacional no desenvolvimento de gêneros orais nas escolas, em meio a uma sociedade em que a Internet tem democratizado cada vez mais o uso da fala, porém, também, como desdobramento, cresce o debate infundado. Em vista disso, apresenta-se uma proposta de projeto que visa a demonstrar como as potencialidades do podcast podem ser aplicadas em salas com alunos do terceiro ano do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos de Campos, Serviço Social da Indústria (SESI)

Professora de língua portuguesa e literatura. Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Leopoldina.

Fernanda Guinoza Matuda, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) SP.

Referências

BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hicitec, 1997.

BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARROS, Gílian C.; MENTA, Eziquiel. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Eptic, v. 9, n. 1, 2011.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aplicações escolares do Podcast. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA). 2013.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. L&PM, 2015.

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Editora Cultrix, 2008.

TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. ISSN 2176-4573, v. 7, n. 1, p. 240-252/Eng. 239-251, 2012.

Videoconferência exclusiva com Joaquim Dolz. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RgEL5ScQ5mc>. Acesso em: 29 ago. 2017

Downloads

Publicado

2019-12-14

Como Citar

Campos, V. H. M. de C. de, & Matuda, F. G. (2019). Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 85–96. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9861

Edição

Seção

Artigos