A educação a distância na formação da comunidade ribeirinha de Santa Maria do Boiaçu - Roraima

Rosimeire Martins Régis Santos, Rosangela Pereira Veras

Resumo


Diante da expansão do uso das novas tecnologias e da Educação à Distância, o presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação de um curso à distância de latu sensu em geografia na comunidade ribeirinha de Santa Maria do Boiaçu – município de Caracaraí – no estado de Roraima. A justificativa deste trabalho encontra-se primeiramente por ter escolhido uma região desconhecida da maior parte do Brasil, com possibilidades reduzidíssimas de acesso ao ensino superior, e que praticamente vive à margem dos avanços tecnológicos e projetos desenvolvimentistas na área da educação, bem como, por representar uma possibilidade de mudança de vida daqueles brasileiros. Como metodologia desenvolveu-se vasta pesquisa bibliográfica em relação à temática abordada, além de se fazer várias visitas in loco a região objeto do estudo para vivenciar a realidade. Quiçá possa este artigo contribuir para a efetivação do ensino superior aos habitantes da comunidade, e de toda a região do baixo Rio branco.

Palavras-chave


Educação à Distância. Geografia. Comunidade Ribeirinha.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAD, G., CARVALHO, R. S., ZERBINI, T. Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. Revista de administração de empresas – RAE ‐ eletrônica, 5(2), art. 17, jul./dez., 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Cultura e Desporto do, ‐ O Computador na Sociedade do Conhecimento. Informática na Educação, Brasília‐ DF – 2010.

FREITAS, Aimberê– Geografia e História de Roraima – ed. rev. e ampl. ‐AIA BOA VISTA‐ RR, 2009.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. ‐ São Paulo: Atlas, 2002.

MAGALHÃES, Maria das Graças Santos Dias, ‐ Amazônia, o extrativismo vegetal no sul de Roraima: 1943‐1988 ‐ Maria das Graças Santos Dias. Boa Vista: editora da UFRR (Universidade Federal de Roraima), 2008. 215 p

LAKATOS, Eva Marina,; MARCONI, Marina de Andrade, ‐ Metodologia do Trabalho Científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987. 198 p.

MAROTO, Maria Lutgarda Mata. Educação a Distância: aspectos conceituais. CEAD, ano 2, nº 08 jul.‐set. 1995. SENAI‐DR – Rio de Janeiro.

MASSETO, Marcos Tarcísio, ‐ Competências Pedagógicas do Professor Universitário. Summus, 2003.

PASSERINO, Liliana; BERNARD, Patrícia A. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Revista: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 5 Nº 2, Dezembro, 2007

SAMPIERE, Roberto Hernandes,; CARLOS, Hernandes Collado,; PILLAR, Baptista Júnior,– Metodologia da pesquisa / Trad. Fatima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dysryler Ladeira. 3ª Ed. São Paulo. Mc Graw‐Hill, 2006.

SOUZA, Rosália Furtado Cutrim,: MELLO, Ana Fátima Coutinho, MENEZES, Rozani Elizabeth (org.) – Atividade Extrativista do Peixe ornamental , Região do Baixo Rio Branco – Roraima – Brasil – . IBAMA/SEBRAE, 2009.

TAVARES, Clotilde. Iniciação à visão holística. Rio de Janeiro: Record, 1993.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.