Uma reflexão sobre os processos de avaliação na disciplina de História da Educação: relato de experiência

Cláudia Natália Saes Quiles, Viviane Silveira Doffinger, Janaína Cardozo de S. Fernandinho, Lucimeire Aparecida Garcia

Resumo


O presente texto trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido durante a oferta da disciplina de História da Educação, que compõe a grade curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido na modalidade a distância pelo Setor de Educação a Distância (EaD) da UFGD, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB). O objetivo deste trabalho é registrar a ações realizadas pela equipe que ministrou a disciplina de História da Educação, apresentando os procedimentos e a metodologia utilizada, refletindo sobre os processos de aprendizagem, a mediação pedagógica e os instrumentos de acompanhamento e avaliação adotados, ponderando os sucessos e os insucessos durante essa trajetória. Com base nos dados apresentados esperamos contribuir para uma reflexão sobre os processos de aprendizagem viabilizados pela modalidade a distância.

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PRIMO, Alex. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.) Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, p. 38-49. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf

NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Avaliação na Educação a Distância: significações para definição de percursos. Cuiabá: UFMT, 2006. Disponível em: http://www.nead.ufmt.br&gt. Acesso: Jul. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia / EaD – Licenciatura, 2011. Disponível em: http://200.129.209.72/mod/resource/view.php?id=2623. Acesso em: Jul. 2012.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.