A mulher nas propagandas de cerveja: uma análise referencial

Autores

  • Cristina Batista Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleodete Mendes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5950

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Dêixis discursivas. Propagandas.

Resumo

É comum encontrar, nas propagandas de cerveja da propaganda brasileira, a recorrência do discurso midiático com implicações apelativas e com a exploração da sensualidade feminina. Dialogando com esta temática, a presente pesquisa tem como objetivo apontar, em alguns anúncios de cerveja, o discurso usado não apenas para seduzir o consumidor, mas também para estereotipar a mulher, destacando suas características físicas e as igualando a um produto de consumo. Este estudo teve como base teórica de discussão autores como Koch (2004), Marcuschi (2007), com vistas a compreender como os discursos publicitários de propagandas de cerveja estão inscritos na rede discursiva. Procuramos, no decorrer do estudo, investigar como os elementos referenciais da linguagem são articulados para construírem o estereótipo da mulher como objeto de consumo.

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Biografia do Autor

Cristina Batista Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário do Araguaia - UFMT

Cleodete Mendes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso

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http://www.fnazca.com.br/index.php/2005/10/11/skol-pilsen-2/ Acesso

/04/2016 às 20h08min.

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Publicado

2017-06-10

Como Citar

Araújo, C. B., & Silva, C. M. da. (2017). A mulher nas propagandas de cerveja: uma análise referencial. ARREDIA, 6(10), 57–75. https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5950

Edição

Seção

Artigos