Vestígios da tragédia grega

Autores

  • Jeane Lucas Escola de Especialistas de Aeronáutica

Palavras-chave:

Intertextualidade temática. Tragédia grega. Fado.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a ressignificação de elementos da Tragédia Grega Clássica, cuja gênese está na Grécia Antiga, em textos literários que não foram escritos para serem encenados. Para que esse estudo pudesse ser realizado, escolheu-se o romance Água Funda, de Ruth Guimarães a fim de verificar quais elementos desse tipo de drama estão nele presentes e como eles foram ressignificados, ou melhor, adaptados pela autora ao longo da instância narrativa. A partir da escolha do corpus, fez-se a análise literária ancorada, principalmente, nos estudos sobre a Tragédia Grega, elaborados por Aristóteles, Most, Gimenes, Brandão, Luna e Santos, na teoria proposta por Kristeva sobre intertextualidade, e na pesquisa desenvolvida por Oliveira sobre o romance mencionado. A metodologia de pesquisa segue a abordagem comparativa e qualitativa de cunho teórico-analítico. Percebeu-se que, no romance em foco, há a intertextualidade temática e o herói é conduzido à catástrofe final devido à inexorabilidade do Fado.

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Biografia do Autor

Jeane Lucas, Escola de Especialistas de Aeronáutica

Doutorado em Letras (Literatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora efeitiva de Língua Portuguesa durante 12 anos na rede Estadual de Ensino. Atuou também como professora de Literatura Brasileira Literatura Latino-Americana, Literatura Infanto-juvenil, Teoria Literária no curso de Letras, professora de Prática de Ensino de Língua Portuguesa no curso de Pedagogia. Atualmente é professora de Redação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Ministério da Defesa.

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

Lucas, J. (2016). Vestígios da tragédia grega. ARREDIA, 5(8), 33–52. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4624

Edição

Seção

Artigos