Confissões de uma viúva moça, de Machado de Assis: visões contemporâneas.

Autores

  • Alyson Carlos Santos Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Machado de Assis. Multiculturalismo. Identidade.

Resumo

O presente resumo propõe-se expor a provocação de Machado de Assis, no que diz respeito à construção literária como reflexo social, especialmente através da configuração de perfis femininos. O que se pretende analisar é a imagem e a postura das mulheres machadianas especificamente no conto “Confissões de uma viúva moça”, de 1985, pelo viés de teorias contemporâneas, a fim de mostrar como a transição histórica da sociedade burguesa para a polarização social atual pode ser explicada através da composição feminina no conto de Machado de Assis. Para tanto, busca-se explanar o contexto histórico da época de composição das obras e assimilá-lo aos aspectos da sociedade contemporânea. Nesse sentido, o trabalho expõe o paralelo inegável da literatura e da política às épocas consideradas e o modo como esses cenários definiam o comportamento feminino, permitindo um estudo comparativo da condução do feminismo machadiano com o multiculturalismo e a (des)construção da identidade feminina.

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Biografia do Autor

Alyson Carlos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de pós-graduação em Letras da Universidade estadual de Maringá (UEM), campus Maringá-PR; área de Estudos Literários.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

Santos, A. C. (2015). Confissões de uma viúva moça, de Machado de Assis: visões contemporâneas. ARREDIA, 4(7), 87–102. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4455

Edição

Seção

Artigos