O conto do magistrado de Geoffrey Chaucer: o processo de santificação na baixa idade média

Autores

  • Rafael Francisco Neves de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Maria de Medeiros

Palavras-chave:

Literatura Inglesa. Legenda Áurea. Idade Média. Geoffrey Chaucer.

Resumo

Geoffrey Chaucer é considerado, por muitos estudiosos do espaço literário, como o pai da literatura inglesa e do idioma em que ela é escrita. Em seu livro The Canterbury Tales (Os Contos da Cantuária), o autor faz um panorama da sociedade inglesa da baixa Idade Média e, dentre os contos que constituem o texto, está o “Conto do Magistrado” o qual pode ser considerado, por sua estrutura, uma hagiografia aos moldes da Legenda Áurea, de Jacopo de Varazze. Esse artigo foi desenvolvido tendo como objetivo principal comparar a santificação da personagem Constância, de Chaucer, com três santas presentes na hagiografia: Santa Cecília, Santa Ágata e Santa Anastásia, que são apresentadas na Legenda Áurea. Foram personagens presentes na hagiografia de Jacopo de Varazze e comparadas com a vida difícil de Constância em o “Conto do Magistrado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUCER, Geoffrey. The Canterbury Tales. London: Penguim Books, 2003.

DUBY, Georges. O modelo cortês. In: DUBY, Georges & PERROT, Michelle (orgs.) História das Mulheres no Ocidente, Lisboa: Afrontamento, 1990.

DUBY, Georges. Idade Média, Idade dos Homens. 3 ed, São Paulo: Cia das Letras, 1989.

VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea. São Paulo: Cia das Letras, 2003

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Souza, R. F. N. de, & de Medeiros, M. M. (2015). O conto do magistrado de Geoffrey Chaucer: o processo de santificação na baixa idade média. ARREDIA, 4(7), 35–46. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3463

Edição

Seção

Artigos